Safra Digital

A Safra Digital é uma agência digital focada em internet, novas mídias, inovação e pessoas. Juntamos design, tecnologia e paixão a fim de criar soluções completas, sólidas e eficientes.
Newsletter sobre Marketing. Assine!

Nós também odiamos SPAM.

Cannes 2018: os melhores cases em data creativity by Google

By Safra Digital 3 meses ago
Home  /  Cannes  /  Cannes 2018: os melhores cases em data creativity by Google

Cannes 2018: os melhores cases em data creativity by Google

Analisando o que rolou de melhor em data creativity no Festival de Cannes 2018, Stuart Bowden, Global Chief Strategy Officer da Wavemaker, a segunda maior rede de agências de mídia do mundo, conta o que mais chamou sua atenção e o que estes trabalhos representam para o futuro da publicidade.

Falar sobre criatividade e dados é sempre polêmico: alguns dizem que os dados vão matar a criatividade; outros juram que a criatividade só tem a melhorar com a influência dos dados. Acontece que esse ano tivemos mais de 500 inscrições na categoria de data creativity do Festival de Cannes e esse número me faz crer que essa é uma discussão que já não faz o menor sentido.

Não é fácil resistir à tentação da conversão rápida proporcionada pelos dados. Por isso, é ótimo quando vemos tanto interesse em uma categoria como data creativity, que mostra que trabalhos de curto prazo também podem ser feitos com muita imaginação e entusiasmo. Melhor ainda foi ver o Palais lotado de grandes promessas que a gente sabe que só tem a contribuir para o crescimento das marcas.

Confira a seguir alguns cases e insights que ficarão na minha cabeça por um bom tempo, mesmo após o fim do festival:

1. Dados podem tornar as “sacadas” mais divertidas

“A primeira maratona mundial de bebês”, Kimberly-Clark, África do Sul

Sabe quando as pessoas penduram câmeras em seus gatos para ver o que eles fazem enquanto elas estão no trabalho? É tipo isso, só que com bebês e pedômetros. Quatro bebês fofos foram monitorados em tempo real para ver qual delas batia a marca de 21 quilômetros primeiro. Isso mostrou o quanto as crianças se movimentam e porque elas precisam das fraldas flexíveis e confortáveis da Huggies.

Por que o case é relevante? Às vezes, tudo que a gente precisa fazer é juntar a proposta de valor do produto com um brainstorm simples para criar uma campanha eficiente no curto prazo. Agora, quando colocamos uma pitada de dados na receita e estimulamos a competição, criamos um verdadeiro imã social. Ah, caso você esteja se perguntando sobre os resultados, a campanha gerou 29% de crescimento em vendas, com um ROI de 29:1.

O que isso diz sobre o futuro da publicidade? Ou que todas as marcas usarão competições de bebês em suas campanhas no futuro, ou que dados realmente deixam os insights criativos mais divertidos.

2. Contexto + dados = anúncios personalizados = magia

“Transformando dados em dólares”, Xfinity Mobile, USA

Eu amo este projeto e queria ter participado dele. Fico furioso (e ao mesmo tempo, feliz) por alguém ter criado isso.

A ideia é simples. Pacotes de dados para celular são caros nos EUA, mas como é difícil separar e identificar o custo exato de cada um dos seus itens, as pessoas geralmente aceitam as regras das operadoras sem questionar. Os gênios da Goodby Silverstein & Partners calcularam a quantidade de dados necessária para assistir a 2000 vídeos populares do YouTube. Então, quando a pessoa começava a navegar na plataforma, identificavam a rede na qual ela estava conectada e, com a ajuda de um vídeo pre-roll, mostravam o quanto a mais elas estavam gastando para assistir ao vídeo com a operadora atual comparado com a Xfinity.

Por que o case é relevante? Ele une contexto, dados e um formato de anúncio já bem difundido para criar uma publicidade personalizada divertida e com valor claro para o usuário. Além disso, a campanha triplicou o volume de buscas por Xfinity nos EUA, fazendo a empresa economizar um valor tão grande, que poderia facilmente pagar aquela conta do bar que você deixou pendurada em Cannes.

O que isso diz sobre o futuro da publicidade? A personalização é a nova fronteira da criatividade. Eu mal posso esperar para ver mais marcas abraçarem o uso de contexto e dados em suas campanhas.

3. Quando criatividade e dados trabalham em dupla, o céu é o limite

“O gerador de efeito cascata”, DNB, Noruega

Esta ativação do banco norueguês DNB utilizou dados financeiros públicos para ajudar as empresas a criarem uma série de filmes automatizados, personalizados e prontos para serem compartilhados nas redes sociais falando sobre as coisas boas que seus impostos tornam possíveis.

Por que o case é relevante? Se você ainda está nessa de não querer trabalhar com clientes B2B, está bobeando. Bancos são verdadeiras fábricas de dados e o que eles fazem (no caso, dinheiro) é algo que a maioria das pessoas têm muito interesse. Infelizmente, com frequência, as campanhas de B2B veiculadas pelos os bancos são feias e previsíveis, mas este não o caso aqui: esta é uma campanha simplesmente maravilhosa.

O que isso diz sobre o futuro da publicidade? Você descobrirá quando começar a colocar criatividade e dados para trabalharem em conjunto.

Texto original: / Fonte:

Think With Google – Stuart Bowden | Chief Strategy Officer, Wavemaker

Gostou? Fale com a Safra Digital.

A Safra Digital é uma agência de Performance Digital localizada em Campinas, focada em internet, novas mídias, inovação e pessoas. Unimos design, tecnologia e paixão a fim de criar soluções completas, sólidas e eficientes. Desenvolvimento de sites, aplicativos e plataformas, gerenciamento de redes sociais, campanhas no Google, Facebook, Instagram e demais soluções digitais, fazem parte do pacote de assessoria para ajudar empresas de todos os tipos, se tornarem bem sucedidas dentro e fora do universo online.

Prêmios

– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2015 – Hotsite “Dr. Up”

– Premiada na categoria Inovação – Prêmio Lusos Portugal 2015 – Hotsite “Dr. Up”

–  Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2016 – Site “Lais Souza”

Categories:
  CannesconteúdoDigitalMarketing
this post was shared 0 times
 000
About

 Safra Digital

  (49 articles)

Safra Digital, sua nova parceira de negócios!

Atendimento via Whatsapp