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Planejamento de conteúdo para redes sociais

By Anna Adami 2 anos ago
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A Safra Digital ajuda vocês a montar um planejamento de conteúdo para redes sociais. A tarefa de planejar uma estratégia para o conteúdo on-line é fundamental na hora de compor as estratégias do marketing online. A primeira etapa é criar e divulgar conteúdo, o segundo desafio é estabelecer um plano de conteúdo para cada rede social, levando sempre em consideração o tom da conversa com o seu público específico.

O planejamento de conteúdo para redes sociais servirá como suporte para montar o seu cronograma de trabalho, alcançando melhores resultados.

Siga as nossas etapas para criar um planejamento de conteúdo para redes sociais:

1 – Definição de Metas

“O objetivo é o que quer conseguir, a estratégia é como vai conseguir”

Exemplos de objetivos de marketing de conteúdo:

  • Aumentar o tráfego do Blog
  • Aumentar a comunidade de seguidores
  • Atrair novos leads através RSS
  • Obter uma base de dados de assinantes de newsletters
  • Venda através de conteúdo gratuito

2 – Estabelecimento de Metas

  • Um dos objetivos é “Aumento comunidade de seguidores”
  • A meta seria “Obter 100 novos seguidores a cada mês”

3 – Definição de meta

A comunicação adequada das nossas mensagens para se conectar com um público específico é muito importante. Depois de ter identificado o alvo, devemos analisar:

  • O que gosta?
  • Como gosta?
  • Quando?
  • Onde?

Com esses parâmetros, podemos ter uma ideia do público e saber como nós vamos conseguir nosso conteúdo.

4 – Definição de estratégias e tipos de conteúdo

Esta é a parte mais interessante, ter objetivos claros e do público, então eu tenho que ver como você vai começar a cumprir suas metas. Por exemplo, em seguida, vou colocar exemplos de estratégias e tipos de conteúdo:

  • A estratégia deverá criar recursos gratuitos disponíveis para aumentar o banco de dados de assinantes.
  • O tipo de conteúdo, whitepaper ou e-book.

5 – Pesquisa e desenvolvimento

Estas duas ações colocá-las juntas, porque uma não existe sem a outra. Quero dizer, encarregado de criar o conteúdo tem que fazer uma busca minuciosa em busca de inspiração. Parte da pesquisa que eu recomendo é analisar exatamente o que está fazendo a concorrência local e internacional.

Parte da criação de conteúdo deve levar em conta vários fatores:

  • O formato do conteúdo que nós criamos, se é um post de blog ou uma foto ou um vídeo.
  • Otimização de conteúdo, se necessário adicionar dicas de SEO para otimizar e coisas assim.
  • A produção de conteúdo, se tal oferta oferece uma troca para um download, você deve implementar o sistema antes da publicação e, portanto, pode afetar o processo de criação.
  • Os copys (mensagem) são extremamente importantes, ter tempo para gerar.

6 – Definir os canais

”Não importa o quão bom é o seu conteúdo, se não for devidamente promovido é igual ou pior do que um conteúdo ruim.”

Dependendo do tipo de estratégia o conteúdo pode definir os canais, os mais comuns são:

  • Blog
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin

7 – Investimento em mídia

Para o plano de promoção eu recomendo a criação de um calendário editorial para programar todo o conteúdo por tipo, data e onde serão publicados. Isso deve ser feito para pensar estrategicamente e analisar cuidadosamente o conteúdo que se encaixa mais com o tipo de mídia X.

  • No Facebook o conteúdo visual é uma aposta certa
  • No Twitter os conteúdos fáceis de compartilhar são mais propensos a ter sucesso e tornar-se viral
  • No Instagram fotos espontâneas e com ângulos que despertam a curiosidade, obtém alto desempenho

Nesta parte da promoção, também é importante definir a periodicidade de conteúdos.

8 – Definir métricas

Não há sentido em fazer o plano de conteúdo do início ao fim, se você não vai medir a eficácia corretamente. Assim, com base nos objetivos, metas e plano promoção, é necessário definir os famosos KPIs. Continuando o exemplo acima:

  • OBJETIVO: Aumento comunidade de seguidores.
  • META: 100 seguidores de um mês.
  • KPI: Número de novos fãs por mês.

9 – Medir e repetir se funcionar

Finalmente, depois de ter executado o plano durante o tempo pré-determinado, comece a ver as estatísticas para ver o que funcionou e o que não funcionou. Embora isso seja feito no final, o plano pode ser assistido desde o início, se algo está tendo sucesso ou simplesmente não se encaixa.

Devemos buscar formas de aumentar o impacto desses conteúdos através de influenciadores e implementação de relações públicas.

Fonte: Joga o Job

A Safra Digital é uma agência de marketing digital de Campinas, focada em internet, novas mídias, inovação e pessoas. Unimos design, tecnologia e paixão a fim de criar soluções completas, sólidas e eficientes. Desenvolvimento de sites, aplicativos e plataformas, gerenciamento de redes sociais, campanhas no Google, Facebook, Instagram e demais soluções digitais, fazem parte do pacote de assessoria para ajudar empresas de todos os tipos, se tornarem bem sucedidas dentro e fora do universo online.

Prêmios
– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2015 – Hotsite “Dr. Up”
– Premiada na categoria Inovação – Prêmio Lusos Portugal 2015 – Hotsite “Dr. Up”
– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2016 – Site “Lais Souza”

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  conteúdoDigitalMarketingredes sociaisSEO
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 Anna Adami

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Apaixonada por branding e corredora. Rabisco ideias, devoro hamburger com extra queijo e sou mãe de um Schnauzer Sapiens.